COMO SERÁ A SEGURANÇA DO TRABALHO NAS EMPRESAS PÓS CORONAVÍRUS?
604
post-template-default,single,single-post,postid-604,single-format-standard,bridge-core-1.0.4,ajax_updown,page_not_loaded,,qode-title-hidden,qode_grid_1400,qode-theme-ver-18.0.9,qode-theme-bridge,disabled_footer_top,wpb-js-composer js-comp-ver-5.7,vc_responsive

COMO SERÁ A SEGURANÇA DO TRABALHO NAS EMPRESAS PÓS CORONAVÍRUS?

Estamos vivendo um período de transformação mundial em todas as formas de nos relacionar. Fomos obrigados a fazer uma parada emergencial em nossas vidas e justamente essa parada deve ser oportuna para refletirmos sobre algumas práticas. Nesse cenário de enfrentamento à pandemia, alguns hábitos precisaram mudar imediatamente para garantia de nossa segurança, e por consequência de nossa família e colegas.

No ambiente empresarial não foi diferente, para que fosse possível a retomada segura no trabalho as empresas imediatamente providenciaram uma série de medidas de proteção para evitar a contaminação de seus colaboradores e disseminação do vírus. Sabemos que apesar da severidade desta pandemia, em um momento próximo retomaremos a normalidade, mas certamente nem tudo voltará ao que era antes. Somos humanos e essas interações de trocas de afetos inerentes à nossa natureza e necessárias para o relacionamento, porém, precisaremos repensar o tratamento em alguns momentos.

Situações que passavam despercebidas no trabalho como cumprimentar os colegas, alguns inclusive com abraços, embora seja uma prática natural poderá ser repensada. Assim como reforçar hábitos de higienização de mãos e dos utensílios de escritório. Quer um exemplo? Quantas vezes os objetos de uso compartilhado são higienizados na empresa? Você lavava suas mãos com que frequência? A que distância estamos sentados de nosso colega? E na hora do almoço? Tenho certeza de que algumas pessoas dirão que já tomavam estes cuidados, mas sem dúvida, não será a maioria. Esta situação servirá para revermos estes hábitos.

Penso que na criação destes novos cuidados o profissional da segurança do trabalho assume um papel fundamental na promoção da saúde no ambiente organizacional, seja pela criação de rotinas de higiene, práticas de refeição, garantia de condições sanitárias adequadas, modificações administrativas, cuidados com trabalhadores de grupos de risco, entre outros. Precisamos ressignificar a promoção da saúde ocupacional e a segurança do trabalho como um valor pessoal, que fique arraigado em todas as atividades e não somente aquelas que oferecem maior risco.

Vamos superar esta fase, aproveitando para desenvolver esta cultura de segurança nas pessoas para que não pensem que apenas usando uma máscara estão protegidas, mas sim este conjunto de novos hábitos que o Covid-19 deixará como legado.

No Comments

Post A Comment